Comecei tomando café quando criança, não me lembro a idade. Lembrança mesmo é que lá pelos 3 anos de idade vivia comendo a polpa da frutinha do café do pé de café na casa dos meus avós, com bichinho e tudo!!! [Descobri os bichinhos que são larvinhas minúsculas no dia em que abri a fruta antes de degustá-la (rs). Fiquei com nojo, mas agora nem ligo mais, já que elas comem a polpa e tem o mesmo gosto (rs). A casca e a semente eu jogava de volta ao jardim - partes essas que são beneficiadas no processamento do fruto cafeeeiro.] Já experimentaram? Ela é docinha. ^.^
Lá pelos 10 anos de idade, tomava café com leite adoçado antes de ir à escola. [Perguntei para minha mamãe e ela disse que, antes eu tomava leite com chocolate ou Quik de Morango (atualmente Nesquik), e não se lembra quando comecei a tomar café com leite. Aliás, ela mal lembrava que deixava a caneca com a bebida pronta - a preguiça em pessoa (rs)]. Bem, para crianças se inicia sempre assim para não traumatizar (com leite e adoçado) já que esse café coado que tomamos do supermercado é o café em pó e ensacado - na época ainda não existia embalagem a vácuo - e convenhamos, tem um gosto horrível tomando puro ou sem açúcar. Com certeza iria odiar tomar café hoje em dia. Atualmente quando tomo esse tipo de café coloco bastante açúcar, pois sinto o gosto amargo que vem do café tipo robusto e todos os defeitos e impurezas contidas neles como pedaço de galhos, folhas, até pneu dizem alguns (écati).
Na adolescência sempre dormia mais e levantava atrasada e consequentemente tomava o café com leite numa golada. Comecei a ter refluxo (voltava tudo...), passei a tomar bem devagar desde então até o dia em que resolvi ir ao médico. Descobri que tinha gastrite causada por stress e que minha válvula era um pouquinho 'frouxa', porém nada comprovado com o leite. Mamãe me contou que quando era bebê eu tinha intolerância à lactose e na época eu só tomava leite de soja. Há certo tempo começaram a disponibilizar no mercado leite com teor reduzido de lactose - um período de transição e que desde então me auxiliou bastante porque agora posso beber leite sem problemas.
Outra coisa que descobri nesse meio tempo é que tenho enxaqueca (sou quase um 'fusquinha quebrado' cheio de problemas mecânicos) e se não tomo café o durante o dia, na manhã seguinte acordo com uma baita dor de cabeça. As primeiras coisas que como e bebo são postas para fora... Para algumas pessoas o café é causador de enxaqueca, ainda bem que no meu caso não (rs).
E o café? Com essa história de enxaqueca e refluxo passei a tomar café coado puro adoçado, mesmo porque esse leite especial custa mais que o leite convencional. Daí tanto tempo tomando café, começando a tomar café fora de casa, de tanto ouvir a propaganda do Octavio Café na rádio Radio Nova Brasil FM e a grande maravilha da internet comecei a ler sobre café e acabei gostando muito! Sou uma apaixonada pela cultura e pela bebida!
Nos próximos posts falarei de algumas das minhas experiências e outras coisinhas sobre café ^.^
Nenhum comentário :
Postar um comentário